Ainda aprende à moda antiga?

Se acha que o único caminho de sucesso ainda é o de entrar numa universidade reputada para, com isso, se tornar num activo mais interessante para as empresas que o possam vir a contratar, talvez esteja a pensar mal.

Não discuto o valor que isso possa ainda ter, aqui e ali, sobretudo numa ou noutra área mas, definitivamente, no grande sistema mundial, isso é cada vez menos o principal factor distintivo entre as pessoas. E a razão é que o conhecimento é cada vez mais uma commodity e, como sabemos, nestes casos o factor distintivo tende a ser o preço.

Ora, se não quer que o factor que o diferencia seja o preço (mais baixo), o seu caminho tem que ser o da diferenciação.

Stop-Stealing-Dreams-Seth

Está claro que o conhecimento é um desse factores de diferenciação. A questão é que já não tem que ir para uma universidade para o adquirir. As fontes onde o pode ir beber são cada vez mais diversas e até, cada vez mais baratas. A Bwizer tem procurado aproveitar esta tendência do mercado (e creio que relativamente bem) mas temos noção que se trata de um mercado a mudar a um ritmo demasiadamente elevado para nos deixarmos adormecer à sombra do modelo de negócio actual.

O conteúdo Web, de qualidade e muitas vezes gratuito, converteu-se no nosso grande concorrente. E é também por isso que estamos cada vez mais a apostar em conteúdo Web, relevante e, tantas vezes, gratuito. É um caminho caro, difícil e incerto mas, a incerteza de nos mantermos cristalizados a fazer aquilo que foi um modelo de sucesso na década de 10 deste século, é pedir problemas.

Seja como for, o que me parece indiscutível é que a forma como as pessoas estão a aprender está a mudar e que o valor dos caminhos tradicionais, muito formatados e standardizados, está em queda abrupta um pouco por todo o mundo. Pense nisto. Para si, e para os seus filhos (actuais ou futuros). Talvez tenha que se ir habituando à ideia de que o caminho de êxito que perspectivava para o seu filho tem que ser considerado com condicionantes diferentes daqueles com que projectou o seu próprio caminho, não tendo que passar por uma Universidade reputada, antes dando-lhe respostas ágeis às dúvidas que possa ter e ao conjunto de interesses específicos que demonstre.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s