Quero marcar golos

De vez em quando é preciso agitar as águas e tentar caminhos novos. Sobretudo quando os caminhos que vamos percorrendo já são demasiado confortáveis.

Decidi começar o meu primeiro negócio próprio aos 25 anos, no final de 2006. Fará 10 anos este ano, portanto.

Das 3 empresas que criei, duas sobrevivem e são financeiramente sólidas. A Bwizer, aquela que será mais conhecida, tem crescido as suas vendas todos os anos. Pelo meio, tornou-se uma marca conhecida e, até, líder de mercado na área da formação avançada para fisioterapeutas, tendo ainda uma quota crescente a nível do desporto, apenas para me focar na segunda área mas relevante. Impactamos a vida de milhares de pessoas todos os anos e, não duvido, contribuímos para aumentar as competências dos profissionais que nos procuram e, com isso, ajudamo-los a levarem o seu sucesso a novos patamares.

Tenho orgulho no trabalho que temos feito. Mas quero mais.

Quero pôr-nos ainda mais à prova. Quero desafiar-me pessoalmente. Quero evitar a arrogância de quem vai atingindo metas meritórias e que se satisfaz com isso. Quero inovar em vez de esperar por ver o nosso modelo de negócio tornar-se obsoleto e a empresa morrer. Quero estugar mais o passo face àquilo que a concorrência faz. Quero manter a intranquilidade de novos desafios, evitando o doce marasmo do caminho já conhecido.

Isto só será possível se, entre outras coisas, mantivermos o nosso enfoque nos clientes. Naquilo que lhes interessa e os faz evoluir. É a missão da Bwizer, uma missão que, de alguma forma, se confunde um pouco com a minha própria missão: manter um caminho de evolução enquanto promovo a evolução dos outros.

É este o enquadramento de uma nova aposta da Bwizer: o FUTEBOL.

O futebol? Sim, o futebol!

O futebol, apesar de todas as suas idiossincrasias, é um área como as outras. Uma área onde cada um tem que lutar pelo seu lugar. Uma área em que quem mais sabe mais probabilidades tem de ser bem sucedido. Uma área em que quem relaxa à sombra de sucessos passados, está condenado ao insucesso futuro.

Para além disto, há hoje no futebol português um activo extraordinário: o conhecimento de muitas pessoas (e instituições) que sabem imenso de aspectos diferentes deste desporto. Conhecimento esse, quantas vezes, desaproveitado. Conhecimento que urge transformar em produto e, com isso, contribuir para o desenvolvimento desta disciplina fantástica na qual Portugal pode, inclusivamente, ter um papel de desproporcionado relevo a nível internacional.

Com este espírito em mente decidimos lançar um novo projecto. Um projecto centrado no conhecimento. Em conhecimento que transforma. Um projecto inovador. Um projecto 100% online: o Congresso Online de Futebol.

Trata-se de uma excelente oportunidade para aprender mais sobre diferentes aspectos do futebol. Táctica, treino físico, medicina desportiva, fisioterapia, nutrição, psicologia e desenvolvimento de talento, são apenas alguns dos temas que serão abordados por um conjunto de palestrantes que não defraudarão. Pessoas com experiência no terreno e pessoas com experiência académica juntaram-se para contribuir assim para a evolução dos actores do futebol, desde logo os treinadores.

É algo que nunca tínhamos feito. Mas é algo que já está a valer a pena, tal o leque de pessoas que tenho tido o prazer de conhecer. Pessoas que me reforçam a ideia de que há gente excelente no futebol e gente com muito para partilhar.

Disse no início deste texto que, às vezes, é preciso desafiarmo-nos a coisas novas. Que o conforto do caminho percorrido não nos deve tolher a vontade de novos empreendimentos. Pois bem, este Congresso Online de Futebol, a que o convido a assistir gratuitamente (basta deixar o seu email na página do evento), é apenas a expressão mais visível de um novo desafio. Um dos vários a que me propus dedicar neste novo ano. Um ano que decidi que será um ano memorável. E uma das memórias que quero levar serão alguns golos, ainda que virtuais, a começar pelo Congresso Online de Futebol.

Vem comigo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s